quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

                Definição e Conceitos do Scrum


      Quando falamos em Scrum temos que ter em mente alguns conceitos, mas antes de falarmos destes conceitos que são usados diariamente no ambiente que utiliza o Scrum, iremos dar uma breve definição do que é o Scrum.

    O Scrum é uma metodologia ou processo de desenvolvimento de software iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento ágil de software. O scrum possui algumas características, como por exemplo: reuniões frenquentes, rápido feedback, transparência no planejamento e desenvolvimento, entregas freqüentes entre outros.

     Agora que já vimos uma breve definição do scrum, vamos descrever alguns conceitos. Para uma melhor aprendizagem eles irão ser divididos em 3 partes: papeis, artefatos e eventos.

         Papeis

Productowner – Podemos dizer que é o dono do produto, ou seja, é o cliente do produto ou alguém que o cliente considera como responsável para tomar as decisões em relação ao projeto como por exemplo priorizar funcionalidades desejada, esclarecer as regras de negócio e dar o feedback sobre o produto produzido.

Scrum Master- É uma espécie de gerente, porém não atribui tarefas nem fiscaliza o trabalho. O Scrum Master atua como facilitador e mediador garantindo que o time seja sempre produtivo e garante que nenhuma dificuldade interfira no andamento do projeto. Ele também é responsável por garantir que as práticas do Scrum sejam seguidas (as reuniões, os artefatos, etc). Quanto maior o nível de maturidade do time menor a importância do Scrum Master.

Scrum Team Ou como é normalmente é chamado “O time Scrum”, é um grupo multidisciplinar, de 5 a 9 pessoas, que vai projetar, desenvolver, testar e implantar o software. O time não possui um gerente, ele é auto gerenciável. Não há quem delegue tarefas. Cada pessoa escolhe que tarefa vai assumir dentro do que foi definido para o sprint. Se algum integrante encontra dificuldade em uma tarefa o Scrum Master (ou alguém no grupo que possua conhecimento sobre o domínio em questão no caso de uma dificuldade técnica) deve ajudar. Se algum integrante não está trabalhando com o comprometimento suficiente o grupo deve cobrá-lo. Ou seja, a função de controle não pertence a um gerente e sim ao próprio time como um todo. O time deve escolher a melhor maneira de trabalhar para cumprir os objetivos do projeto. O time tem que estar comprometido com o projeto. 

      Artefatos

ProductBacklog – É a lista com todas as funcionalidades referente ao projeto. OProductBacklog é mantido pelo ProductOwner no qual pode adicionar ou alterar funcionalidades a qualquer momento desde que essas funcionalidades não estejam dentro do sprint atual.

Sprint Backlog – Contém as funcionalidades do ProductBacklog que, baseado na prioridade definida pelo cliente e na complexidade estimada, o time e o ProductOwner escolheram para executar no sprint. Quando vão entrar no Sprint Backlog as funcionalidades são quebradas em tarefas específicas que serão implementadas pelo time.

Burn-downchart – É um gráfico que possibilitauma forma rápida de visualizar oandamento das atividades. Pode existir um para o sprint e um geral para o projeto. Mostra dia a dia o quanto de trabalho já foi realizado. Com ele você vê facilmente os pontos em que o projeto não rendeu o esperado e pode investigar os motivos e corrigir pra melhorar a produtividade.

Exemplo de gráfico Burn-Down:

                       Burn Down Chart (Gráfico Burn Down)

       Eventos

Sprint Planning - reunião entre o time e o ProductOwner(PO) para negociar o que será produzido no sprint. Com base na prioridade definida pelo PO o time vai dividindo as funcionalidades do ProductBacklog em tarefas menores e estimando a complexidade dessas tarefas.

Daily Scrum – Reunião diária entre os membros do time na qual deve durar no máximo 15 min que tem como objetivo é manter a equipe e o Scrum Master informados de todo o progresso e das dificuldades que possam estar atrasando o desenvolvimento do progresso.

Sprint Reviews – Reunião informal realizada no final de cada sprint. O objetivo é apresentar (e demonstrar o uso se for o caso) do que foi produzido no sprint.

Sprint Retrospectives – Reunião também realizada ao final do Sprint com objetivo de analisar a forma como foi executada as atividade do Sprint e procurar maneiras de melhorar o processo.


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