sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Gerenciamento de Portfólio

Vamos abordar hoje alguns conceitos básicos de gerenciamento de portfólio.

Primeiramente, o que seria gerenciamento de portfólio?

Bem, basicamente é a forma de gerenciar um conjunto de projetos e programas como um todo sistêmico, alinhado com a estratégia organizacional.

Funções dos Portfólios:
  • Manter a visibilidade de todas as informações vitais dos projetos
  • Alinhar os projetos com as metas e objetivos empresariais
  • Facilitar o acesso e as comunicações
  • Subsidiar a tomada de decisões
  • Estabelecer alertas automáticos quando o projeto adquire um status crítico
Benefícios:

  • Agilidade 
  • Supervisão central  de orçamento
  • Gestão de risco
  • Alinhamento estratégico dos investimentos em TI
  • Demanda e gestão de investimentos
  • Padronização de procedimentos de investimento, regras e planos.
Na sua forma mais madura o gerenciamento de portfólio se divide na criação de três portfólios:
  1. Portfólio de aplicação: comparação entre os gastos em sistemas estabelecidos com base em seu valor relativo para a organização.
  2. Portfólio de infraestrutura: gestão dos componentes essenciais da operação, tais como políticas, processos, equipamentos, dados, recursos humanos e contatos externos, para eficácia global. Pode ser dividido em categorias de gerenciamento de sistemas, gerenciamento de redes e gerenciamento de armazenamento.
  3. Portfólio de Projetos: aborda especificamente as questões com os gastos com o desenvolvimento de capacidades inovadoras em termos de retorno de investimento potencial, reduzindo sobreposições de investimento em situações em que a reorganização ou aquisição ocorra, ou o cumprimento de mandatos legais ou regulamentares.





2 comentários:

  1. O gerenciamento de portfólio se encaixa melhor em que tipo de empresa?
    Vale a pena investir nesse tipo de gerência mesmo sendo uma pequena ou micro empresa?

    ResponderExcluir
  2. Não existe um tipo de empresa específico onde o gerenciamento de portfólio se encaixe melhor, ele pode ser aplicado não só na área de desenvolvimento de software, como também em empresas de outras áreas como por exemplo a área de construção civil e na industria automobilística. Na empresa na qual a atividade de gerenciamento de portfólio seja melhor gerenciada e executada, consequentemente os resultados para a organização vão ser melhores.

    O gerenciamento de porfólio geralmente é aplicada em empresas de médio a grande porte, mas também pode ser aplicada em empresas pequenas. O problema em aplicar em empresas pequenas é o fato de ter recurso humano suficiente que fique responsável com a gerencia de portfólio, como abordamos na apresentação o conceito é fácil, mas para por em prática de forma eficiente se torna uma tarefa complexa e que demanda tempo e custo. Então vale ao gestor de negócio da empresa avaliar se o custo adicional com gerencia de portfólio irá atribuir mais valor do que o custo gasto em agregar essa nova atividade dentro da organização.

    ResponderExcluir