No Scrum os projetos são dividos em ciclos chamados de "Sprints". Esses Sprints representam um Time Box, muitas vezes mensal, no qual um conjunto de atividades são inseridas e posteriormente devem ser executadas. A divisão dos sprints, que são ciclos, configura no Scrum uma metodologia iterativa e incremental, como em outras metodologias de desenvolvimento ágil.
As funcionalidades a serem implementadas em um projeto são mantidas em uma lista que é conhecida como Product Backlog. No início de cada Sprint, faz-se uma reunião de planejamento (Sprint Planning Meeting), sendo que o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog.
A cada dia de uma Sprint, a equipe faz uma breve reunião (normalmente de manhã), chamada Daily Scrum(reunião diária). O objetivo é disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do dia que se inicia.
Ao final de um Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em uma Sprint Review Meeting(revisão). Finalmente, faz-se uma Sprint Retrospective(retrospectiva) e a equipe parte para o planejamento do próximo Sprint. Assim reinicia-se o ciclo, como mostra a figura:
Algumas definições rápidas:
Sprint - Ciclos do projeto;
Product Backlog - Lista com funcionalidades a serem implementadas no produto;
Sprint Backlog - Lista com funcionalidades a serem implementadas no Sprint;
Product Owner - No Scrum é a pessoa que define os ítens do Product Backlog e os priorizam;
Daily Scrum - Reuniões diárias que definem as prioridades do dia corrente.
Product Backlog - Lista com funcionalidades a serem implementadas no produto;
Sprint Backlog - Lista com funcionalidades a serem implementadas no Sprint;
Product Owner - No Scrum é a pessoa que define os ítens do Product Backlog e os priorizam;
Daily Scrum - Reuniões diárias que definem as prioridades do dia corrente.
fonte: desenvolvimentoagil.com.br
Muito bom. Vou deixar como sugestão para um tópico de vocês é o calculo da estimativa do esforço que cada tarefa/funcionalidade terá. Isso é muito difícil para o desenvolvedor iniciante acertar. A metodologia Planning poker pode ajudar a essas pessoas.
ResponderExcluirhttp://www.infoq.com/br/news/2012/08/planning-poker-e-falacias
http://en.wikipedia.org/wiki/Planning_poker
Boa observação.
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