Quando um projeto se encontra atrasado e acima do orçamento, normalmente se decide eliminar as perdas e iniciar o projeto do zero com uma abordagem distinta. Isso ocorre por se considerar que a idéia do projeto ainda é válida, mas necessita de mudanças. No entanto, interromper um projeto assim causa frustração, sensação de falha, culpa e muita perda de dinheiro.
Uma melhor forma de lidar com este tipo de problema seria por ranquear e escolher os projetos que refletem o as expectativas do portfólio da empresa. É essencial selecionar os projetos de modo dinâmico e ágil, como em um backlog.
A idéia é tratar os projetos como metodologia ágil trata as estórias. Dessa forma, os projetos devem ser revisados de modo periódico e ser acelerado, adiado, interrompido ou mesmo abandonado para evitar futuras perdas de recursos.
Gerenciamento de portfólio ágil permite possibilidades que não estão disponível em um gerenciamento de portfólio tradicional. Fornece mais opções de gerenciamento de projetos, menos métricas e métricas mais transparentes, reuniões de gerenciamento mais frequentes e produtivas e mais oportunidades para inovação.
Ao tratar o portfólio de projetos como um backlog de estórias, permite que decisões sobre os projetos poderão ser tomadas mais cedo. Ainda mais, será possível extrair métricas mais atuais, realistas e confiáveis. As métricas devem ser simplificadas e padronizadas de modo a permitir uma visão mais rápida e transparente nas reuniões de revisão.
Os responsáveis pelo gerenciamento executivo precisam estar ativamente envolvidos em vez de apenas serem informados dos resultados. As reuniões possibilitam que meçam o progresso dos projetos demonstrem seu funcionamento atual. Reuniões de revisão frequentes são importantes para a alocação de recursos.
A agilidade na seleção de projetos abre novas portas par a inovação e produtividade. O gerente de portfólio tem condições de explorar novas propostas de projetos com menor risco. Os intervalos de tomadas de decisão mais curtos permite testar uma idéia mais cedo, antes que um alto investimento seja realizado. Por exemplo, pode ser realizar 2 propostas simultaneamente e decidir antes qual demonstra ser a mais promissora.
De modo em geral, projetos de software ágeis permitem gerentes de portfólio a tratarem o processo de seleção também de um modo ágil. Desenvolvimento iterativo e incremental permite que projetos sejam lançados em partes gerenciáveis. Isto motiva um retorno de investimento mais cedo por se ter um feedback mais cedo. Isso tudo se alinha com o conceito de se utilizar gerenciamento de portfólio de projetos.
Referência: http://www.scrumalliance.org/community/articles/2007/july/managing-an-agile-project-portfolio
Nenhum comentário:
Postar um comentário