Segundo
os autores[1] do
trabalho de conclusão de curso da Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba, para
título de tecnólogo em Jogos Digitais, antes de conseguirem a orientação da professora
Patrícia Lima Rocha, eles estavam muito
desorganizados quanto à metodologia para o desenvolvimento, misturando de forma
conflitante as diferentes metologias que conheciam. Nesse conflito estavam métodos
como o RUP e o XP, para a produção do game POKOBOKO[2].
O
RUP é uma metodologia controlada pela IBM conhecida por gerar documentação e
ilustrações de todos os conceitos, práticas e regras dos processos de
desenvolvimento de forma extremamente detalhada. Muito utilizado em projetos
que passam constantemente por auditorias como bancos e indústrias. A metodologia
programação Extrema (XP), criada por Kent Beck é baseada em cinco valores,
poucos princípios e muitas práticas. Ela se destina a times de até dez
programadores, projetos de curto e médio prazo.
Do
RUP/UML a equipe deles utilizava modelagem visual dos documentos de casos de
uso, diagramas de classes e fluxogramas. Da programação XP, a equipe seguia os
valores da simplicidade e respeito e as práticas do planejamento, fases
pequenas e propriedade coletiva.
Segundo
os autores, existem livros e trabalhos de graduação defendendo tanto o uso de
ambas as metodologias e existem versões dessas metodologias criadas
especificamente para jogos, como Game Unified Process(GUP) e a Extreme
Game Development(XGD). Mas nenhuma delas atende às necessidades e desafios
do desenvolvimento independente de Jogos[3], pois
as metodologias existem para reduzir os riscos, o que significa diminuir também
a inovação, o coração da indústria de jogos.
O Scrum
é uma metodologia ágil que nasceu no gerenciamento de projetos na indústria
automobilística, foi adaptada com sucesso no desenvolvimento de softwares, e
teoricamente pode ser aplicada em qualquer contexto no qual uma equipe precise
trabalhar junta para atingir um objetivo comum.
Pelas
características altamente adaptativas que fazem parte de sua genética, eles acreditam que o Scrum é a alternativa
ideal para usar como base para criação de uma metodologia que agregue as
características de uma equipe que pretende trabalhar com entretenimento em
forma de jogos digitais.
Figura 1 - POKOBOKO: The Game
Fonte: http://pt.slideshare.net/marcelogicas/tcc-pokoboko-desenvolvimento-indie-de-um-jogo-plataforma-2d-baseado-na-cultura-tiki (acessado em 01-02-2014)
[1]
Amon G. Roca, Guido A. Faria Pereira, Marcel Holanda C. Ribeiro e Miguel G.
Roca.
[2]
Jogo Digital de plataforma 2D produzido de forma independente pelos autores
citados neste material.
[3]
Desenvolvimento independente é o desenvolvimento de jogos por uma pessoa ou
grupo reduzido de pessoas, ao contrário do que ocorre nas grandes empresas de
desenvolvimento de jogos.
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