sábado, 1 de fevereiro de 2014

O SCRUM na prática - Desenvolvimento de Jogos Digitais

Segundo os autores[1] do trabalho de conclusão de curso da Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba, para título de tecnólogo em Jogos Digitais, antes de conseguirem a orientação da professora Patrícia Lima Rocha, eles estavam muito desorganizados quanto à metodologia para o desenvolvimento, misturando de forma conflitante as diferentes metologias que conheciam. Nesse conflito estavam métodos como o RUP e o XP, para a produção do game POKOBOKO[2].
O RUP é uma metodologia controlada pela IBM conhecida por gerar documentação e ilustrações de todos os conceitos, práticas e regras dos processos de desenvolvimento de forma extremamente detalhada. Muito utilizado em projetos que passam constantemente por auditorias como bancos e indústrias. A metodologia programação Extrema (XP), criada por Kent Beck é baseada em cinco valores, poucos princípios e muitas práticas. Ela se destina a times de até dez programadores, projetos de curto e médio prazo.
Do RUP/UML a equipe deles utilizava modelagem visual dos documentos de casos de uso, diagramas de classes e fluxogramas. Da programação XP, a equipe seguia os valores da simplicidade e respeito e as práticas do planejamento, fases pequenas e propriedade coletiva.
Segundo os autores, existem livros e trabalhos de graduação defendendo tanto o uso de ambas as metodologias e existem versões dessas metodologias criadas especificamente para jogos, como Game Unified Process(GUP) e a Extreme Game Development(XGD). Mas nenhuma delas atende às necessidades e desafios do desenvolvimento independente de Jogos[3], pois as metodologias existem para reduzir os riscos, o que significa diminuir também a inovação, o coração da indústria de jogos.
O Scrum é uma metodologia ágil que nasceu no gerenciamento de projetos na indústria automobilística, foi adaptada com sucesso no desenvolvimento de softwares, e teoricamente pode ser aplicada em qualquer contexto no qual uma equipe precise trabalhar junta para atingir um objetivo comum.
Pelas características altamente adaptativas que fazem parte de sua genética, eles  acreditam que o Scrum é a alternativa ideal para usar como base para criação de uma metodologia que agregue as características de uma equipe que pretende trabalhar com entretenimento em forma de jogos digitais.

Figura 1 - POKOBOKO: The Game


Fonte: http://pt.slideshare.net/marcelogicas/tcc-pokoboko-desenvolvimento-indie-de-um-jogo-plataforma-2d-baseado-na-cultura-tiki (acessado em 01-02-2014)




[1] Amon G. Roca, Guido A. Faria Pereira, Marcel Holanda C. Ribeiro e Miguel G. Roca.
[2] Jogo Digital de plataforma 2D produzido de forma independente pelos autores citados neste material.
[3] Desenvolvimento independente é o desenvolvimento de jogos por uma pessoa ou grupo reduzido de pessoas, ao contrário do que ocorre nas grandes empresas de desenvolvimento de jogos.

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